sábado, 2 de maio de 2009

Guido d'Arezzo







Estou aqui para falar de um famoso compositor do período que vamos estudar - Idade Média – o monge Guido d’Arezzo.Adicionar imagem





Durante muito tempo a música foi cultivada por transmissão oral, até que se inventou um sistema de escrita. Por volta do século IX apareceu, pela primeira vez, a pauta musical. O monge italiano Guido d’Arezzo sugeriu o uso de uma pauta de quatro linhas. O sistema ainda é usado até hoje no canto gregoriano.

Esse foi um de seus méritos, criou este sistema de escrita que facilitou a leitura da música unificando todos os critérios de até então. O sistema de quatro linhas paralelas, tetragrama, podia indicar com exatidão a altura de cada nota. Posteriormente, Guido acrescentou a quinta linha criando assim o conhecido pentagrama que usamos até hoje.



Outro feito do monge foi o sistema silábico para dar nome às notas, Encontrou a inspiração para tanto nas sílabas iniciais de cada verso da primeira estrofe do antigo e popular hino ao padroeiro dos músicos, São João Batista.
Sua tradução é: Para que nós, servos, com nitidez e língua desimpedida, o milagre e a força dos teus feitos elogiemos, tira-nos a grave culpa da língua manchada São João.


Guido d’Arezzo (992 — 1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana). Seu emprego como músico de igreja não impedia a composição profana, entretanto, sem a nomeação para a capela de uma corte ou fundação eclesiástica, nenhum músico plebeu podia aspirar ao sucesso.



Hino à São João Batista


11 comentários:

  1. Como o Sr. Douglas Passoni está se revelando um blogueiro de primeira linha, tão bem informado e dedicado, com posts de dar gosto para os novos internautas musicais, acabou de ganhar "privilégios de administrador"! PARABÉNS!!!!!! Não vá fazem nenhuma besteira, heim?! ahahhahah
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Uiaa... Valeeww pelo cargo de confiança!! hauhauahua

    ResponderExcluir
  3. Legal Douglas...esse foi um dos momentos mais importantes da história da música com certeza...Toda a escrita e notação musical que conhecemos até hoje se originou deste fato...só acrescentando, o monossílabo "Ut" que encontramos no primeiro verso foi posteriormente substituído por "Dó", considerado mais eufônico e utilizado até hoje. ALguns países, como a Alemanha por exemplo, ainda utlizam o "Ut". Existem algumas diversidades na escrita nas notas musicais nos diferntes países. O sistema de cifras, por exeplo, onde as notas são nomeadas a partir do Lá, em ordem até o Sol (A, B, C, D, E, F, G), na Alemanha passa a ser (A, H, C, D, E, F, G), pois o B equivale ao Si Bemol para eles. Assim, uma nota Si bemol para nós seria Bb, enquanto para eles, apenas B. Valeu, Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do artigo. Isso mostra que em tudo teve a ação da única Igreja de Cristo. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristo não tinha uma religião. Por tanto a igreja católica não é "única igreja de Cristo" como menciondo

      Excluir
    2. A igreja de Cristo;a ekclesia; reunião dos chamados para fora. Passou a existir através de seus seguidores que eram chamados de forma pejorativa de cristãos;sendo o nome aceito pelas lideranças da igreja. As igrejas eram conhecidas pelo nome de cada cidade em que eles ( os seus membros) estavam morando. A denominação; igreja católica apostólica romana surgiu aproximadamente no século 5,

      Excluir
  5. Cara, ADOREI Po to impresionada com esse cara;D

    ResponderExcluir
  6. valew gui por hj saber tocar flauta!!!

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que teria um homônimo. Parabéns pelos elogios sobre suas citações sobre música. Gosto bastante de ouvir música, apesar de ser engenheiro (rsrsrsrs). Um grande abraço deste paulista morador em Santos/SP, Douglas Passoni.

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado pelo post, mas achei o comentário acima muito inconveniente de que a igreja católica é a unica igreja de Cristo, a igreja de Cristo não tem placa, a igreja verdadeira de Cristo são os fiéis que Ele tem nas igrejas cristãs.

    ResponderExcluir
  9. Mas e aquela historia que antigamente eram 11 linhas e só com o tempo isso foi mudado, separando-se a clave de sol e clave de fa?

    ResponderExcluir