quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pulluvan paatu


video





video


Ritual tradicional da Índia, região de Kerala. Essas músicas são feitas para pedir à deusa serpente que proteja suas casas.
Pulluvan veena

Pulluva kudam


2 comentários:

  1. A pesquisa acerca desse ritual é muito difícil. Não se encontram na web informações em português.
    AS informações abaixo foram obtidas dos sites:
    http://www.thehindu.com/thehindu/fr/2007/07/13/stories/2007071350870300.htm

    http://www.indiavideo.org/kerala/arts/ritual-art-forms/pulluvan-paattu/pulluvan-paattu-88.php

    Os membros da comunidade pulluva que as suas canções entoadas com o acompanhamento dos instrumentos "Pulluvan Veena", uma espécie de violino de corda única,tocado com um arco, e o ritmo do 'Pulluvan Kudam,’ repeliam a maldade e abriam as portas da prosperidade.
    Uma lenda sobre a gênese desta comunidade diz que são descendentes de uma menina que tinha resgatado uma cobra durante a ardência da floresta Kandava por "Agni". A menina que trazia a água em um pote de barro viu a cobra ardendo em chamas. Ela molhou as chamas e deixou o pote na terra. A cobra arrastou-se até o pote e ficou lá.
    A história diz que a cobra abençoou a menina e prometeu fazer a sua presença sentida sempre que ela ou os seus descendentes a adorassem cantando os seus louvores acompanhados por arranhar do instrumento de pote. A relevância do 'kudam' aparece a partir deste incidente.
    Um pote de barro, que serve como um ampliador do som da corda de couro torcida – que é mantida esticada com a ajuda de um pedaço curto de bambu, ‘kudathum kuzhal,’ e um pau cuidadosamente projetado. A corda esticada é tangida com o 'vayanam', um plectro.
    Os rituais podem demorar de 4 a 6 horas.

    Posto também algumas imagens dos instrumentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Deisi! Eu acho que você está indo muito bem no blog e eu gostei de ver as coisas que foram pesquisadas postadas aqui. Vou ver se leio e ouço tudo com mais calma no próximo feriado... E os outros colegas autores?? O que estão achando? Comentem também!

    bjs

    ResponderExcluir