quinta-feira, 30 de abril de 2009

"O autoconhecimento através da música" Uma nova maneira de sentir e de viver a música - Peter Michael Hamel

Bom, pessoal, fussando pelos sebos empoeirados de Pg city, acabei achando um livro muito bom. O nome do livro é O autoconhecimento da através da Música, autor é Peter Michael Hamel, bom ele nasceu em Munique, teve aulas de piano aos 5 anos de idade, teve aulas de composição na Escola Superior de Música de Munique, e fez estudos superiores em psicologia, sociologia e musicologia na Universidade técnica de Berlim, teve improvisação elementar nada mais nada menos que com Carl Orff, é um kra muito voltado a música eletrônica também. Mas pois bem,não estou aqui para falar dele e sim um pouco seu livro, que aliás é um livro muito bom, fala muito sobre música dos povos, bom, mas nesse livro, unico nos seus moldes, Peter Michael Hamel trata das variadas e fascinantes relações entre a consciência humana  e a música. Cada um de nós, fã de música pop ou admirador de Mozart, pode utilizar as fontes musicais redescobertas e, sem formação específica ou capacidade técnica, despertar sua criatividade através do timbre e do som e, assim, encontrar a si mesmo, criando novas e inesperadas energias.
Neste livro, pela primeira vez, o autor lida com a força mágica e sugestiva da música indiana, tibetana, pérsico-arábica e africana. Com a ajuda de exemplos práticos, ele mostra como o jogo criativo com os sons é simples, mesmo para o leigo. Assim, abrem-se novas possibilidades para a musicoterapia, que a cada dia se torna mais significativa. Uma série de exercícios práticos incita ao trabalho individual e em grupo. Não há nada comparável na moderna literatura sobre música.
Pessoal, se precisarem desse livro, ou apenas quiserem ler, estou as ordens pra emprestar, livro muito bom, e recomendável.
 
ABRAÇO A TODOS



Um comentário:

  1. Helcio! Gostei desse livro! Achei ele para ler pela Livraria Cultura (livrariacultura.com.br) no Google livros, vocês sabem como? Cliquem nesse link aqui:

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=158616&sid=9581682061148557489709432&k5=B1449FE&uid=#centro

    ResponderExcluir